segunda-feira, 18 de junho de 2018

Como estudar a Bíblia + Como fazer devocional

Oi meninas, hoje venho compartilhar algo bem legal com vocês..

Como fazer devocional e como estudar a Bíblia!

Mostro diariamente no meu IG Cristão (clique AQUI para conferir) tanto em postagens como stories, textos e coisas que ajudem a aprender/iniciar ou intensificar os seus estudos bíblicos.
Também tenho compartilhado todos os dias, a leitura dos livros da Bíblia que tenho feito, e assim quem quiser iniciar ou acompanhar, e estudar junto comigo lá fica salvo todo o contéudo (nos destaques no perfil) que libero no stories. Tem resumos, versículos importantes, textos.. tudo que vai te ajudar a entender, e sobre coisas que você tem dúvida.

Então resolvi fazer essa postagem para todas as pessoas, que me pedem dicas de como fazer devocionais e também como estudar a Bíblia, sem se sentir tão perdido, e entender tudo o que contém nela. Sem rodeios e da maneira mais fácil possivel.


Como estudar a Bíblia? Por onde começar? 
E como faço devocional?

Existem muitos métodos que vão te ajudar nisso, porém, somente a sua rotina e a sua dedicação diária vão te guiar a você encontrar o seu próprio jeito de estudar..

- Primeiro você tem que planejar um cantinho só seu, de sua preferência, onde você vai poder sentar e ler sem interrupção, barulhos, ou distrações. E isso é algo bem dificil, pois nesse momento, vão aparecer diversas coisas para te distrair, tirar a tua atenção. Mas você tem que focar! Pois até sono e preguiça vai aparecer. 

- Escolha um horário ideal para você!! Pode ser de manhã, de tarde ou à noite. Você que escolhe e decide. Se hoje não deu pela manhã, então tente reservar um tempo a noite, ou em qualquer outro horário que você puder, e assim por diante. Comece com 10 minutos por dia, e vá aumentando aos poucos. Lembre-se que é o seu momento com Deus!

- E o mais importante que você deve ter é uma Bíblia para você fazer seus estudos. É claro que existem diversos apps da Bíblia, e se você não tiver uma de fato, inicie por lá, pelos aplicativos. Isso já vai te ajudar bastante, pois você vai ter a Bíblia nas mãos em qualquer lugar, e aí não terá desculpas que não conseguiu ler. Só cuidado com as distrações. Mas é realmente importante você ter uma boa Bíblia em mãos, e com uma tradução que você possa entender. A minha é da SBB com tradução Almeida Revista e Atualiada. E algumas já vem com textos e devocionais inseridas.

- Outra coisa que você tem que lembrar, é que no momento que você for iniciar as leituras, tenha em mente que este momento, é uma atitude de oração, pois o que contém nela merece o seu total respeito, pois é a Palavra de Deus. Você tem que estudar com o desejo orante de aprender, e compreender. Tenha disciplina, e você estará assim alimentando diariamente o seu Espírito com a Palavra Viva e mais atual que você poderia ler.

- Ore e peça a Deus para te ajudar a entender, antes de você começar a leitura.

- Comece lendo primeiro pelo Novo Testamento.. eu iniciei por João, e fui seguindo por mais alguns livros para conhecer ainda mais sobre Jesus. Mas você não precisa ler primeiro o Novo Testamento por completo, inicie esses livros que contam mais sobre Jesus, e depois vá intercalando com alguns livros do Antigo Testamento. Como citei antes, tem todos esses estudos salvos lá no IG, desde o começo, de quando comecei a ler alguns meses atrás. Já compartilhei a leitura e estudo de uns 6 livros mais ou menos. Ah, você não precisa ler o livro inteiro de uma só vez, embora muitas pessoas façam isso. Leia alguns capítulos por dia, quantos você julgar necessário, pois cada pessoa tem um ritmo diferente para ler e compreender. Não tenha pressa!

- Outra coisa que você pode fazer é ir marcando/grifando tudo o que você achou de mais importante em sua leitura. E isso é algo somente seu, é o que VOCÊ achou de mais importante, o que o Espírito Santo saltou em teus olhos e em teu coração. E após isso, você pode separar um caderno apenas para isso, e escrever todos esses tópicos. Isso já inicia o seu Devocional. Você poderá consultar esse caderninho sempre que quiser, e reler sempre que tiver alguma dúvida. 

- Você pode escrever os versículos da sua leitura, comentar um pouco sobre o que leu e o que você entendeu. Busque resumos na internet sobre o capítulo/versículos/livro que você leu, para te ajudar no entendimento. Anote perguntas e dúvidas, para depois pesquisar mais sobre. Aos poucos você terá o seu próprio jeito. 

- Se você não entendeu alguma palavra citada no texto, anote e depois pesquise sobre. 

- Também é legal fazer isso em grupo.. assim você compartilha perguntas e dúvidas uns com os outros e se ajudam a entender. 

- Divida seu tempo entre leitura - meditação - anotação - e se preferir oração no final.
Ex.: 10 a 15 min. de leitura + 5 meditação + 10 min. ou menos de anotações e um tempo a mais para orar. Se preferir escute louvores antes, durante ou depois. Vai te ajudar a se concentrar. 

E isso é mais ou menos o que costumo fazer.. e pode até parecer muito, mas cada dia que você for vencendo, você vai ter feito tudo isso e muito mais sem nem perceber. Amplie o seu tempo, leia mais, medite bastante. E não foque apenas nisso, procure textos devocionais para ler, livros com temas do mesmo nicho (estou compartilhando alguns super interessantes lá no IG) acompanhem páginas ou IGs Cristãos, lá vai conter muitas mensagens edificantes pra tua vida. E vai te ajudar a vencer batalha por batalha. Pois com Deus somos mais fortes! Você vai ver que todos esses momentos com Deus serão viciantes, e cada vez mais você vai se interessar em aprender coisas novas e se deixar ser guiado. Não desanime ou fique triste, se você não conseguir ler em algum dia, por conta da vida corrida etc. Mas lembre sempre de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. Você vai ver que tudo será mais leve e irá fluir naturalmente.

Espero muito que tenham gostado, embora isso não seja nem metade do que deveríamos fazer de fato.. mas pouco a pouco chegamos lá!

Espero que isso te ajude a edificar cada vez mais a tua vida!


Me acompanhem nas Redes Sociais


9 comentários:

  1. Amei! Ajudou bastante.. irei colocar em prática 💕

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosas demais essas dicas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Legal a dica pra quem quer seguir esse caminho!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  4. Amém, toda postagem que ensina o povo a ler as escrituras é importante! Por que as coisas hoje em dia estão sérias! Muita gente sendo enganada por não conhecerem as escrituras!

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica...Estou começando agora,a ler a Bíblia..
    Amém

    ResponderExcluir

Comente à vontade , e com educação! *--*
E deixe o link do seu Blog para que eu possa conhecer também! ♥
Volte sempre que quiser e Seja sempre Bem Vindo! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...